Pages

SÃO RAFAEL, RN 13 DE NOVEMBRO DE 2009
O encontro aconteceu na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza, ás 19:00h.
Iniciamos o acolhimento com uma leitura compartilhada”As coisas que a gente fala” de Ruth Rocha. Refletimos sobre a fala e a língua sendo um processo de interação e compreensão de uma linguagem de conhecimento.
Continuamos com o estudo do TP1, seção 3 dando continuação a importância da leitura como possibilidades de ampliar os conhecimentos .Fizemos comentários e discussões acerca das expectativas que esperamos a cada vez que se trabalha com leitura.
No segundo momento fizemos a leitura do texto “Nós mudemo “com o objetivo de identificar as marcas de VARIAÇÃO LINGUÍSTICA presentes em nossas salas de aula. No final estudamosUnidade 4- A intertextualidade e as várias formas de se interpretar e analisar as situações de comunicação como forma de interagir com o meio em que vivemos.O encontro foi bom, precisamos que todos participem!







SÃO RAFAEL, RN 07 DE NOVEMBRO DE 2009
O encontro aconteceu neste sábado dia 07/11/209 ás 7:ooh, na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza.
Iniciamos assistindo a um vídeo “BOM DIA” desejando boas vindas com o bomdiashrek. Em seguida fizemos a leitura compartilhada” Ler e Compreender..... de Carlos Drummond.
Continuamos com as leituras do TP1 Unidade II- Variantes Lingüísticas, debatemos vário conceitos como “Norma culta, Textos Literários, Modalidades da Língua e o que é Texto? No decorrer das discussões fazíamos as interferências necessárias relacionadas com as práticas pedagógicas do cotidiano.
Refletimos sobre os vários dialetos presentes na sala de aula decorrentes das localidades urbanas e rurais a que fazem parte os nossos educandos.
No segundo momento vimos o vídeo com a história de CHICO BENTO, o qual dramatizamos as falas de acordo com o texto da história em quadrinhos.
Concluímos a pauta do encontro avaliando a importância de se trabalhar textos variados mostrando as diferenças e as situações do usa da língua no cotidiano da sala de aula. Portanto entedemos que o objetivo do ensino da língua é ajudar o aluno desenvolver a capacidade de compreender o que lê e saber produzir os mais diferentes textos com suas diversidades levando-os a interagir com o mundo.




















SÃO RAFAEL, 27 DE OUTUBBRO DE 2009



Iniciamos o Encontro na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza, ás 19:ooh. Fizemos o acolhimento com uma linda crônica de Drumond “Conselhos de um velho apaixonado” na crônica buscamos argumentos importantes que nos levaram a discussões acerca de acontecimentos do cotidiano, dando início a um levantamento dos conhecimentos que temos a respeito de “Variação Linguistca”. Em um segundo momento assistimos o vídeo “Língua Além Mar”que mostra a língua Portuguesa falada em vários países do Mundo. Em seguida fizemos a leitura e discussão da unidade 1 do TP1, que trata das Variantes Lingüísticas-dialetos e registros, relacionamos a língua e a cultura a partir dos textos: Retrato de velho-Carlos Drumond, Ciúme-Ligia bojunga e Conta de novo a história da noite que eu nasci-de Jamie-Le. O encontro foi compensador e agradável, chegamos a conclusão que os textos devem ser prioridades em nossas aulas de língua portuguesa.























O encontro aconteceu no dia 21 de Outubro de 2009, na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza.
Iniciamos cantando e ouvindo uma linda música de Victor e Leo- Deus e eu no Sertão.
Em seguida fizemos um debate das leituras esquematizadas da unidade 23 do TP6, que trata do processo de produção textual. Continuamos com a unidade 24-Literatura para Adolescentes, leitura compartilhada e questionamentos dos seguintes tópicos:
· Adolescentes, leitura e professores.
· A qualidade literária é primordial na literatura para adolescentes?
· Existem boas formas de explorar a literatura na escola?

Após os questionamentos os cursistas fizeram um relato a respeito de como trabalham os textos literários em sala de aula, discutimos bastante sobre o assunto e chegamos a conclusão que as escolas devem criar espaços para a literatura ,pois é o melhor lugar e mais apropriado para desenvolver bons leitores capazes de despertar neles o gosto e o prazer pelas leituras e compreender o valor das obras literárias no desenvolvimento das capacidades e conhecimento de mundo.
No final assistimos um vídeo para refletir a respeito de alguns provérbios.
Avaliamos o encontro, foi positivo, pois os cursistas sentiram a necessidade e importância da literatura como forma de crescimento na ação pedagógica.