Pages

SÃO RAFAEL, 02 DE SETEMBRO DE 2009.

GESTAR II- GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR.

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

I- O nosso Gestar II conta com a participação de 08 cursista.

II- Perfil dos cursistas:

ALDENIRA CABRAL JALES- 44 anos, licenciada no Curso de Letras pela UERN- Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Já participou de várias formações na educação. Professora concursada na rede municipal de São Rafael, RN, leciona desde 1990 na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza, iniciando com as turmas de Ensino Médio, com as disciplinas de Português e Biologia. Atualmente leciona na mesma escola com Português e Redação nas termas de 8º e 9º ano do ensino fundamental.Participa do GESTAR para adquirir mais experiência em sua prática pedagógica.


JOSELICE SOARES DE SOUZA SILVA- 41 anos. Licenciada no curso de Pedagogia-PROFORMAÇÃO - iniciou sua vida no magistério em 1991, lecionando numa escola municipal em São Rafael durante 04 anos. Trabalhou como bolsista na Escola Estadual Tristão de Barros, de 1996 até 2000, foi concursada como professora na rede municipal de São Rafael, onde leciona até hoje na escola Municipal de São Rafael, iniciou comas disciplinas de Língua Portuguesa e ciências, hoje está com as disciplinas de Cultura do RN, Ciências e Educação Ambiental, nos 6º, 7º, 8º e 9º ano. Já participou de vários cursos de capacitação na área de educação.


FABIANA JÁNUARIO BARBOSA MEDEIROS - Licenciada em pedagogia, pela UERN- em 2008-atua no magistério desde 2003, iniciou com as séries iniciais lecionou no EJA-Educação de Jovens e Adultos, atualmente está atuando como coordenadora da EJA, na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza, já lecionou nas Escolas Estadual Tristão de Barros e Claudeci Pinheiro Torres, como estagiaria nas disciplinas de Língua portuguesa e Historia no período de 2004 a 2005.



MÁRCIA MERIVAN DA COSTA PINHEIRO-Licenciada em letras desde 1992-pela UERN- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - com habilitação em Língua Portuguesa, em 1992 iniciou no magistério lecionando na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza com a disciplina de Língua Portuguesa. Em 2007 concluiu a especialização no Ensino de Língua Portuguesa. Atualmente concursada pelo Estado do RN e pelo município de São Rafael, Leciona as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês e Redação nas escolas Estadual e municipal do município de São Rafael, RN.


NIVÉRIA BARBOSA DE ASSIS-32 anos licenciada em pedagogia - pela UERN- Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Foi concursada como professora da rede municipal de São Rafael, RN onde leciona até hoje. No inicio sempre lecionou no ensino infantil, no fundamental I, hoje é supervisora do ensino fundamental I e professora de ciências e geografia nas turmas de fundamental II, na escola municipal Francisco de Assis de Souza, São Rafael, RN.


RONEIDE RODRIGUES A. BARBOSA-31 anos com licenciatura em letras, pela UERN- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- no ano de 2001-atua no magistério à 11 anos, concursada na rede municipal e estadual,atualmente leciona na Escola Municipal Francisco Pinheiro,na sala de leitura do ensino fundamental I ,e na Escola Estadual Claudeci Pinheiro Torres –leciona no Ensino Médio com as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura.iniciou com uma especialização em Língua Inglesa pelo IFRN- Instituto Federal do Rio Grande do Norte.


VALQUIRIA MARTINS DA SILVA-27 anos graduada em pedagogia pela UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-2008. Já teve várias experiências no magistério de escolas privadas. Atualmente leciona como estagiaria da Escola estadual Tristão de Barros - São Rafael, com as disciplinas de Língua portuguesa e Religião. Acredita que o gestar possa contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem em sua pratica pedagógica.


ZULEIDE CUNHA DE MELO-41 anos licenciada no curso de letras pela UERN- Universidade do Estado do rio Grande do Norte. Apaixonada por poesias, textos e contos. Desde 1988 que exerce sua carreira no magistério ensinando inglês nos anos finais do ensino fundamental, em 2000concursada no município de São Rafael, como professora do município onde leciona até hoje na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza em São Rafael, RN, com as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação do 6º ano do ensino fundamental II e na EJA – Educação de Jovens e Adultos. Participa de vários cursos na área de educação. Espero que o gestar aumente seus conhecimentos para a sua prática na sala de aula.




RECEPÇÃO DO GESTAR PELO MUNICÍPIO

O município de São Rafael recebeu o programa com muita perspectiva de mudança na pratica pedagógica de todos os docentes que participassem. Tanto o prefeito municipal como a secretaria de educação recebeu de braços abertos, assim como os diretores escolares apoiaram o programa.


DIFICULDADES PEDAGÓGICAS

Como em toda formação, as dificuldades existiram, tanto por parte da formadora como dos cursistas, pois os cursistas têm dois vínculos de trabalho. O tempo é muito reduzido, para se desenvolver o trabalho de um curso deste porte com tamanha importância e muito rico em aprendizagem, precisa-se de mais disponibilidade para as leituras e discussões, e o tempo foi pouco, mas fizemos o possível, aproveitamos o máximo.


CONSTRUÇÃO DO PROJETO

No inicio da formação elaboramos um projeto para ser trabalho no decorrer do curso, ainda estamos organizando para que seja concluído no final do curso. O projeto tem como tema “Viajando no mundo da leitura e da escrita”. Foram desenvolvidos alguns avançando na prática, que muito ajudaram no desempenho e participação dos alunos.


AVALIAÇÃO E AUTO-AVALIAÇÃO

Em todas as oficinas, no final fazemos a avaliação que sempre terminávamos felizes, pois os trabalhos eram realizados com seriedade e dentro dos horários e datas correspondentes ao cronograma. Todas as pautas foram cumpridas, os cursistas saiam com boas perspectivas de autoestima e de melhoras para desenvolver sua prática pedagógica. Naqueles momentos de encontros podíamos compartilhar todos os problemas que enfrentamos no dia-a-dia em sala de aula e ao mesmo tempo eram momentos de trocarmos idéias e experiências e ao mesmo tempo tentávamos encontrar forças e soluções para alguns problemas que enfrentamos na sala de aula. Ainda contamos com o material muito rico, divertido e de grande importância. Eu como Formadora sentia dificuldades e buscava sempre as leituras teóricas dos TPS como também procurava colegas de outro município para que me orientassem na hora de planejar as oficinas.
O GESTAR com certeza é uma nova experiência que traz esperança para novos conhecimentos e descobertas desafiantes, foi muito bom participar. Esperamos que essa segunda etapa possa ser melhor, que possamos realizar com mais recursos.


O BLOG

Senti dificuldade, pois não tinha costume e nem acesso a este ambiente tecnológico, ainda estou aprendendo. Nossas postagens foram simples e a internet aqui em nossa cidade ainda é muito limitada, por isso que demorávamos vários dias para fazer as postagens. O acesso a informática pelos nossos cursistas ainda está muito lento, algumas escolas já possuem laboratórios de informática, mas os professores não têm participado muito devido o tempo. Então as postagens foram feitas de acordo com nossa realidade.






OBRIGADA. Formadora: Vilani Gonçalves de Oliveira Fonsêca.

0 comentários:

Postar um comentário