Pages


Em 22 de Agosto de 2009,ás 8:00h da manhã estivemos reunidas na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza , São Rafael,RN para realizar dois encontros do Gestar II, por motivos pessoais não tínhamos realizado o Encontro do dia 15/ 08 como estava previsto no cronograma, por isso realizamos o encontro de 8:00h diária para cumprir esta data e adiantamos o último encontro para o dia 29/ 08.
Iniciamos o encontro com a dinâmica “NARRAÇÃO’’ cada cursista narrou um fato que tinha acontecido com ela , ou algo que tenha acontecido na sala de aula ou no seu cotidiano. Após fizemos uma leitura compartilhada com o título ‘”RECOMEÇAR” de Paulo Roberto Gaefke.
Em seguida iniciamos as leituras do TP4 das unidades 15 e 16.Fizemos uma discussão do texto “ MERGULHO NO TEXTO” de Marieta Antunes Cunha , que trata das Estratégias de Leitura, que possibilita ao leitor chegar a estrutura do texto como conhecimento importante e como compreender o texto como todo.
Na unidade 15 ainda discutimos os elementos do processo de leitura, como também o uso de diversos Gêneros Textuais que contribuem para a motivação de nossa prática pedagógica.
Iniciamos a unidade 16, nela identificamos as crenças e teorias que subfazem às práticas de ensino da escrita.
· O ensino da escrita como prática comunicativa.
· A escrita e o seu desenvolvimento comunicativo.
As três seções levaram a compreender que ao longo do processo da escrita e da leitura, os alunos possam aprender e transformar seus conhecimentos na construção da comunicação escrita que é própria do desenvolvimento e aprendizado de qualquer um de nós.
No segundo momento houve a exposição oral dos “Avançando na prática”, desenvolvidos em sala de aula.
Em uma sala a professora trabalhou a escrita em vários ambientes letrados como casas, ruas, igrejas, ruas, escolas, sistematizado o conhecimento da escrita nos locais, em sala a professora refletiu e construiu frases e textos com os alunos.
Outra professora trabalhou as festas juninas; já foi feito relatório deste avançando. Em outra turma a professora pediu que os alunos relacionassem vários temas que eles tivessem interesse em pesquisar e discutir em sala, os alunos fizeram a exposição de vários temas e escolheram “Traição” para um debate e em seguida produziram um texto com o tema.
Outra professora apresentou debate que fez em uma turma a respeito das formas de escrita como a “letra de forma” para o início da alfabetização e após utilizar as letras cursistas para os alfabetizados. O objetivo deste debate foi identificar as formas de escrita como um meio de facilitar o desenvolvimento da aprendizagem da criança.
No terceiro momento realizamos duas oficinas: dividimos a turma em dois grupos, cada grupo respondeu cinco questões a respeito de “Leitura e Escrita”. Em seguida fizeram a apresentação das oficinas. O encontro foi proveitoso e assim concluímos o TP4
Para o próximo encontro, dia 29/08/2009, que será o encerramento desta etapa, os cursistas irão fazer uma breve leitura do TP5 e fazerem uma síntese dos assuntos para apresentarem para discussão e debate.
Avaliamos o encontro como um bom trabalho e que o GESTAR está sendo uma forma de:
· Troca de idéias
· Aquisição de novas experiências
· Partilhar de um excelente material
· Oportunidades para novos encontros
· Colocar o conhecimento em prática
· Desenvolver as práticas pedagógicas






















































1 comentários:

Rúbia Montenegro disse...

Olá Vilane!
Parabéns pelo desenvolvimento de suas atividades. Pessoal esforçado!!!
Logo estaremos reunidas para trocarmos ideias.
Abraços gestaleiros.

Postar um comentário