Pages




APRESENTANDO AVANÇANDO NA PRÁTICA.

Em 07 de agosto de 2009, ás 15:00h na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza, estive presente nas turmas de 8º ano 2 e 3 para assistir as apresentações do avançando na prática com a professora cursista Nivéria Barbosa, ela desenvolveu um trabalho com o tema “FESTA LOCAL”, escolheu a festa junina, com apresentação de danças, desfiles de rainhas e comidas típicas. A apresentação foi ótima. No final as comidas foram servidas aos participantes.


Parabéns a professora cursista.





















A leitura e a escrita na vida de duas personalidades da literatura brasileira





"A leitura do mundo precede a leitura das palavras"





"O professor é um coordenador de atividades que organiza e atua conjuntamente com os alunos."





"A construção do conhecimento se faz através do diálogo"





"Além de um ato de conhecimento, a educação é também um ato político. É por isso que não há pedagogia neutra."





"O importante é que a fala seja tomada como um desafio a ser desvendado, e nunca como um canal de transferência de conhecimento".


PAULO FREIRE



O PEIXE


Tendo por berço
o lago cristalino,
folga o peixe
a nadar todo inocente.
Medo ou receio
do porvir não sente,
pois vive incauto
do fatal destino.
Se na ponta de
um fio longo e fino
a isca avista,
ferra-a inconsciente,
ficando o pobre
peixe de repente,
preso ao anzol
do pescador ladino.
O camponês também
do nosso Estado,
ante a campanha eleitoral:
Coitado.
Daquele peixe tem
a mesma sorte.
Antes do pleito:
festa, riso e gosto.
Depois do pleito:
imposto e mais imposto…
Pobre matuto do
Sertão do Norte.


PATATIVA DO ASSARÉ
GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

No dia 1º de agosto de 2009, ás 7:00h da manhã realizamos nosso 6º Encontro do Gestar II, na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza.
Iniciamos com a dinâmica: O QUE È LEITURA? Cada cursista escreveu no papel em branco, dizendo o que era leitura, depois todos trocaram os papeis e cada um lia o conceito da colega e escrevia concordo ou discordo e falava o porquê, em seguida iam colocando o papel exposto num papel madeira que estava na parede. No final da dinâmica fizemos uma discussão a respeito de leitura, fazendo uma relação com a prrática que realizamos em sala de aula.
No segundo momento, fizemos uma leitura coletiva sobre “O QUE È LETRAMENTO”
um texto de Kate M. Chong. A partir do texto fizemos vários questionamentos a respeito da cultura local letrada, relacionando com as práticas do cotidiano.
No terceiro momento iniciamos a leitura do TP4 da Unidade 13, onde refletimos sobre os usos e a função da escrita nas práticas do cotidiano; relacionamos o letramento com as práticas e cultura local, em seguida desenvolvemos as atividades das seções 1,2 e 3.
Para lição de casa, cada cursista que estava presente escolheu um Avançando na Prática para desenvolver em suas salas e trazerem o resultado para o próximo encontro que acontecerá dia 15 de agosto.
No final fizemos a avaliação do encontro, que foi muito bom.












Cursistas em reunião, realizando a dinâmica da leitura e discussão.

















Em 18 de julho de 2009, nas dependências da Escola Municipal Francisco de Assis de Souza realizamos nosso 5 Encontro do Gestar II.Iniciamos com uma dinâmica “AMIGO DOCE” contribuindo assim para que o encontro tornasse mais alegre e descontraído entre os cursistas. Em seguida fizemos uma leitura compartilhada com o tema: ESCREVER É........O texto de João Norte, que faz uma reflexão sobre a escrita, onde podemos fazer uma ligeira discussão.
No segundo momento assistimos o filme “NARRADORES DE JAVÉ” com o filme fizemos uma correlação com o texto inicial ...escrever é......O filme reflete uma situação vivida pela nossa cidade São rafael, RN alguns anos atrás quando a mesma ficou submersa sob as águas da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves. O filme lembra a resistência da população á obra que viria mudar radicalmente a situação daquele povo.
Em seguida fizemos a análise coletiva do filme.
No terceiro momento os cursistas fizeram uma rápida apresentação dos Avançando na prática que desenvolveram na sala, as atividades foram: cordéis,reproduções textuais com observação de gravuras, as biografias e autobiografias etc.Os cursistas apresentaram registros e fotografias das atividades realizadas.
A avaliação foi feita, onde percebemos que o encontro foi bem proveitoso.

Cursistas em debate





Dinâmica do "amigo doce"









A leitura é uma prática e não dádiva.


Filme Narradores de javé, refletindo uma realidade histórica da antiga cidade de São Rafael






As cursistas Zuleide e Aldenira fazendo depoimentos a respeito das atividades desenvolvidas em sala a partir do Avançando na prática.