Pages






A professora cursista do Gestar II, Valquíria Martins, que leciona a disciplina de Língua portuguesa na Escola Estadual Tristão de Barros, São Rafael-RN, nas turmas de 6° ano matutino e vespertino, desenvolveu em suas turmas um Avançando na Prática com o tema TRABALHO. Ela organizou a turma em forma de círculo, iniciou a aula perguntando para os alunos o que entendiam por trabalho, eles foram respondendo de acordo com suas aptidões. Em seguida a professora fixou uma folha de papel madeira na parede como um mural e selecionou várias gravuras, colocou-as no chão, os alunos foram pegando-as e colando no papel, todas as figuras representavam trabalho.No final eles falavam o que representava cada figura.Em outra aula os alunos produziram um pequeno texto com o mesmo tema, trabalho.
Neste dia 04 de julho iniciamos o nosso Encontro do Gestar II, na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza, ás 07h00min.
Fizemos de inicio uma acolhida com um texto de Paulo Freire, “REFLEXÃO”. Em seguida fizemos a dinâmica da “Manchete das Qualidades”. Você é........
Retornamos com o TP3 nas Unidades 11 e 12, fazendo relato e discussões dos assuntos trabalhados sobre “Tipos Textuais e a interrelação entre Gêneros Textuais”.
Socializamos as atividades que foram desenvolvidas em casa pelos cursistas.
“Momento para intervalo”.
Retornamos com o desenvolvimento de uma Oficina. Dividimos a turma em dois grupos e realizamos a leitura do texto humorista “O Salário Mínimo”.Fizemos a discussão coletiva e em seguida cada grupo apresentou vários argumentos considerando ou discordando do uso do texto como uma redação escolar. No entanto os grupos concluíram com análise dizendo que os Gêneros Textuais são utilizados em diferentes situações comunicativas e que sua composição tipológica não é nem homogenia nem previsível. Em seguida os cursistas fizeram a entrega das autobiografias pedidas no encontro anterior.
Para o próximo encontro, foi escolhido um Avançando na Prática para desenvolver em sala de aula e trazerem o resultado registrado em relatório ou fotografias, onde iremos fazer o sorteio de um dos avançando para ser apresentado no próximo encontro.
Combinado para no próximo encontro que será dia 18 de julho organizar uma pequena confraternização com lanches e pequenas lembrancinhas. Fizemos a avaliação do encontro, que todos acharam ótimo.



Abraços.
Reflexão



"Não nasci marcado para ser um professor assim

(como sou) vim me tornando desta forma no corpo das tramas,

na reflexão sobre a ação, observação atenta a outras práticas,

na leitura persistente e crítica. Ninguém nasce feito.
Vamos nos fazendo aos poucos, prática social de que tomamos parte."



(Paulo Freire)


















Professores cursistas




Lista de frequência dos professores cursistas - encontro realizado dia 04 de julho de 2009






CANTEIROS
"Quando penso em você fecho os olhos de saudade
Tenho tido muita coisa, menos a felicidade
Correm os meus dedos longos em versos tristes que invento
Nem aquilo a que me entrego já me traz contentamento
Pode ser até amanhã, cedo claro feito dia
mas nada do que me dizem me faz sentir alegria
Eu só queria ter no mato um gosto de framboesa
Para correr entre os canteiros e esconder minha tristeza
Que eu ainda sou bem moço para tanta tristeza
E deixemos de coisa, cuidemos da vida,
Pois se não chega a morte ou coisa parecida
E nos arrasta moço, sem ter visto a vida."
Cecília Meireles