Pages

1-Aldenira C. Jales Cardoso
2-Fabiana J. Barbosa Medeiros
3-Joselice Soares de Souza Silva
4-Márcia Merivan da Costa Pinheiro
5-Nivéria Barbosa de Assis
6-Roneide R. A. Barbosa
7-Solange Tavares
8-Valquiria Martins da Silva
9-Zuleide Cunha de Melo
Aos 20 dias do mês de junho de 2009, realizamos o nosso 3º encontro do gestar II, onde contamos com a participação de 07 professores cursistas.O encontro foi realizado na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza. Os trabalhos foram bastantes proveitosos.
Iniciamos com a dinâmica “Balas do Crescimento”. Em seguida cada cursista fez o relato das leituras do TP3 das unidades 09 e 10.A reflexão das leituras levou –os a repensar e organizar práticas diferentes que elevam o potencial no desenvolvimento das atividades tanto do educador como do educando,levando em consideração o conhecimento intuitivo da linguagem.
Após os relatos fizemos a leitura de uma poesia de Cecília Meireles”Canteiros”
Observamos a beleza em que o cantor e compositor transformou a obra poética numa linda melodia.
Em seguida dividimos a turma em dois grupos para trabalharmos um texto para debate e discussão-“DIFERENTES CONCEPÇÕES DA LÍNGUA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA” em seguida ser apresentada as sínteses do texto.
Fizemos um intervalo e na volta os grupos abriram um debate a respeito do texto, chegamos a uma conclusão a respeito da importância da língua como um trabalho de construção da identidade e do saber, que é diferenciada pela nossa prática.
Apresentamos um conjunto de reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem da língua Portuguesa.
è necessário que haja uma concepção clara do que seja língua e do que seja criança.Diz Possenti.
Que existe uma ligação entre a pesquisa teórica e a prática.
Consideramos o texto como unidade de trabalho pedagógico.
Enfatizamos a língua como ato de interação e comunicação.
Para o próximo encontro os cursistas trarão o relato das leituras das unidades 11 e 12 do TP3.
Também para o próximo encontro os cursistas trarão sua autobiografia.
No final fizemos a avaliação do encontro que foi bom e proveitoso.






SAÕ RAFAEL, RN 06 DE JUNHO DE 2009

2º ENCONTRO DO GESTAR II- GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR.

Iniciamos o nosso encontro ás 7: h, na Escola Municipal Francisco de Assis de Souza.
Fizemos uma acolhida desejando boas vindas aos cursistas. Em seguida eles participaram da dinâmica “A ÁRVORE” no momento todos tiveram a oportunidade de dizerem o que trouxeram e o que querem levar da formação. Entregamos todo o material apresentando a importância de trabalhar com os TPs, pois eles proporcionam debates reais do dia-a-dia, com reflexões que dão ênfase uma melhoria nas competências que irão desenvolver no processo ensino aprendizagem.
Em seguida elaboramos nosso contrato didático. Assistimos ao vídeo “SABER E SABOR’’, o vídeo mostra algumas entrevistas de professores e do escritor Rubens Alves, eles fazem uma reflexão a respeito do marco em suas vidas e demonstram a grande preocupação com a educação hoje. Tivemos um intervalo para o lanche, retornamos abrindo um debate sobre o vídeo, cada cursista falou sobre o que marcou sua vida no magistério,houve depoimentos a respeito de sua prática pedagógica, que precisa ser repensada com outro olhar e rever novas estratégias para que a educação se torne algo produtivo capaz de mudar a consciência do educando por um mundo melhor.
Iniciamos as orientações para o PORTFÒLIO e discutimos a respeito do Projeto de Leitura que vamos elaborar para trabalhar em sala de aula, escolhemos o tema: “LEITURA E ESCRITA”, marcaremos outro encontro para elaborar o mesmo.
Fizemos uma leitura rápida do Guia Geral e em seguida iniciamos a apresentação do TP3 falando sobre os GÊNEROS TEXTUAIS e sua classificação, demos encaminhamentos para os próximos encontros.Entregamos o cronograma do curso.
Desejamos a todos boas expectativas para que possamos atingir nossos objetivos buscando assim uma formação direcionada à competência e aprendizagem do nosso aluno.

Aprendizagem significativa para o aluno acontece quando todos tomam consciência de sua importância.

VILANE.